quinta-feira, 17 de julho de 2014

Leite creme | Crème Brûlée


Na semana passada, apercebi-me que nunca publiquei no blog uma receita de uma sobremesa tradicional portuguesa. E são tantas as que gosto, com receitas da minha avó ou da minha mãe... E questiono-me se estou a desvalorizar a nossa cozinha! Porque a verdade é que desde que comecei com o blog, descobri muitas coisas novas na doçaria que me têm fascinado e sinto uma vontade enorme de experimentar tudo e mais alguma coisa. Mas não, claro que não estou a desvalorizar a cozinha tradicional portuguesa. Antes pelo contrário, reconheço nela uma história e sabores inigualáveis e terei imenso orgulho se a puder partilhar com amigos de outros países/culturas. 

E como tinha que começar por algum lado, foi exactamente pelo simples e delicioso Leite creme. Lembro-me da minha avó o fazer quando era pequenina, depois a minha mãe até chegar à minha vez. E como não é uma sobremesa que coma com frequência, sinto muitas vezes desejos. E num instantinho tenho um leite creme pronto! Adoro comê-lo bem quentinho, com açúcar queimado por cima (o verdadeiro Crème Brûlée), ou apenas polvilhado com canela em pó. Tão simples e rápido de fazer, é também uma óptima maneira de aproveitar gemas, quando sobram de um outro doce.

Esta não será novidade nenhuma para vocês, porque na Internet encontram mil e uma receitas de Leite creme. Será apenas mais uma e tal como a Tarte de Amêndoa nunca serei capaz de prová-las todas e por isso dizer qual é a melhor. Mas fica aqui a garantia de que este Leite creme é mesmo muito bom, com um sabor muito equilibrado. Para se comer quente ou frio, como sobremesa ou a qualquer hora do dia, com açúcar caramelizado, canela ou até mesmo com compota de morango!

Prometo tentar trazer mais receitas tradicionais portuguesas. Tal como esta, a minha mãe tem um monte delas, por isso não há desculpa!

The Baking Nanny


Last week I realized that I never published any typical portuguese recipe on the blog. I have so many favorite recipes from my grandma and from my mom.... Maybe I am undervaluating my own cuisine! The truth is that since I started the blog, I have discovered a lot of new things that have fascinated me and I feel the urge to try every single one of them. But no... I am not undervaluating the portuguese cuisine! On the contrary, I feel that it has an history and some amazingly particular flavors that I will have to share with friends from other countries/cultures.

Since I had to start somewhere, I decided to make the simple and delicious Crème Brûlée. I remember my granny made it when I was small and the tradition perpetuated to my mom and now to me! And since it's a desert I don't eat that often, I sometimes get the urge to eat it and BAM! - in less than 1 hour, I have it ready to eat! I like to eat it hot with burned sugar on top (the true Crème Brûlée), or simply powdered with cinnamon. So simple and quick to make, it is also a really good way to recycle egg whites when they are not used from some previous cake.

This will not be new to you because you can find a million Crème Brûlée recipes online. It will simply be one more and, like the Almond Pie I posted previously, I will never be able to try them all and decide which one is my favourite. But you can be certain that this Crème Brûlée is really really good and has a really balanced taste. You can have it hot or cold, as a desert or any other time of the day, with caramelized sugar, cinnamon or even strawberry jam!

I promise to bring you more portuguese recipes soon! My mom has a million of them, so I have no excuse! 

The Baking Nanny






LEITE CREME
CRÈME BRÛLÉE


Ingredientes
Ingredients

1L de leite gordo
3 colheres de sopa de Maizena
7 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
1 pau de canela
Casca de limão
1 vagem de baunilha (sementes)
Açúcar para

1L whole milk
3 tbs Maizena
7 tbs sugar
6 egg yolks
1 cinnamon stick
Lemon zest
1 vanilla bean (seeds)




Preparação
Preparation

Colocar 1/3 do leite num tachinho juntamente com o açúcar e a Maizena e misturar tudo até obter uma mistura homogénea.

Adicionar o leite restante, a casca de limão, o pau de canela e as sementes de baunilha e levar ao fogo médio.

Juntar as gemas mexidas, mexendo sempre muito bem, com uma vara de arame, até engrossar.
Servir em doses individuais, colocar o açúcar por cima e queimar.

In a small pan, put 1/3 of the milk with the sugar and Maizena and mix it together until it's homogeneous. 

Add the remaining milk, the lemon zest, the cinnamon stick and the vanilla seeds and bring it to the medium heat.

Add the egg yolks previously mixed, always mixing with a wire whisk until it thickens.

Serve it in individual portions, put the sugar on the top and burn it.




Sem comentários:

Enviar um comentário